Kaspersky Lab, “Produto do ano” nos prémios anuais da AV-Comparatives

As soluções de segurança do fabricante obtiveram a votação máxima nos testes realizados ao longo de 2011

Na sequência dos testes realizados durante todo o ano de 2011, a Kaspersky Lab recebeu a distinção de “Produto do Ano” do reputado laboratório independente AV-Comparatives. O prémio foi concedido tendo por base os resultados de nove testes comparativos a soluções de antivírus para consumo realizados no ano passado, nos quais a Kaspersky Lab participou com dois produtos – Kaspersky Anti-Virus e Kaspersky Internet Security -, tendo sido o único participante a conseguir a classificação máxima (Advanced+) nas nove análises.

Os analistas da AV-Comparatives avaliaram o nível de detecção de programas maliciosos e a eficácia dos algoritmos heurísticos, bem como o número de falsos positivos, o consumo de recursos, a qualidade do tratamento no sistema infectado e a eficácia em cenários da “vida real” do utilizador. Os resultados de cada um dos parâmetros foram analisados ao longo de todo o ano e, na sequência dessa análise, a Kaspersky Lab obteve, pela terceira vez, o prémio de Produto do Ano.

Ao longo de 2011, os produtos da Kaspersky Lab participaram em nove testes comparativos de soluções antivírus e suites de segurança para Internet. Em cada um deles foram avaliadas diferentes características e funcionalidades de protecção contra ameaças. Ambas as soluções receberam em todos os testes a classificação Advanced+, com excelentes resultados nos dois indicadores principais de qualidade de produto: eficácia na detecção de malware e baixo nível de falsos positivos. A AV-Comparatives também destacou a capacidade de a solução limpar sistemas infectados com malware com um mínimo de consumo de recursos do sistema.

Especial menção ao Kaspersky Internet Security 2012, solução da qual a AV-Comparatives destaca a fácil instalação, a operacionalidade total em modo de segurança do Windows e a qualidade do serviço on-line ao utilizador. A nova interface e o manual técnico de fácil compreensão são outras das características mais valorizadas.

Sobre o prestigiado galardão, Eugene Kaspersky, CEO e fundador da Kaspersky Lab, comentou: “Temos tido os nossos produtos avaliados de forma independente pelo AV-Comparatives há já vários anos. Nunca tivemos medo de aprender com os nossos erros através deste tipo de testes, antes pelo contrário: queremos saber o mais cedo possível o que podemos fazer para os corrigir. No passado, recebemos alguns comentários críticos por parte dos analistas do laboratório e, graças a eles, temos conseguido melhorar continuamente os nossos produtos. Depois de os submetermos a diferentes testes de qualidade comparativos em 2011, estamos agora muito orgulhosos por termos conseguido esta elevada classificação do AV-Comparatives, um exemplo sem igual de independência, experiência e minuciosidade”.

Andreas Clementi, presidente da AV-Comparatives, refere: “Este ano decidimos reconhecer todos os produtos que obtiveram excelentes resultados globais, atribuindo-lhes a classificação de ‘Top Rated’, uma nova distinção. Mas, além disso, decretamos aquele que, na nossa opinião, é o Produto do Ano. O galardão de 2011 vai para a Kaspersky Lab. Os seus produtos de segurança não dependem de uma só tecnologia e oferecem uma protecção integral, recorrendo um amplo conjunto de mecanismos, que inclui, por exemplo, os heurísticos, a detecção de comportamento, assinaturas, entre outros, sem depender em exclusivo de componentes individuais. O resultado é um utilizador protegido em todas as situações, inclusive quando está offline. A nuvem é utilizada de forma inteligente, como complemento a outras tecnologias, não como substituição das mesmas. Os produtos da Kaspersky Lab também oferecem uma grande variedade de ferramentas nos seus produtos, permitindo por exemplo limpar equipamentos infectados. Como resultado, a Kaspersky Lab foi o único fabricante a receber a distinção Advanced+ em todos e cada um dos testes levados a cabo pela AV-Comparatives em 2011, sendo o claro vencedor do prémio de Produto do Ano”.

O relatório completo da AV-Comparatives está disponível aqui.