Kaspersky Lab descobre 'Gauss' - uma nova ciber-ameaça que monitora contas bancárias online


Kaspersky Lab anunciou a descoberta de Gauss, uma nova ciber-ameaça cujo alvo são usuários do Oriente Médio. Gauss é uma ferramenta de ciber-espionagem criada e mantida por um Estado para tarefas de espionagem e roubo de dados confidenciais, com especial foco em senhas, credenciais de contas bancárias online, cookies e configurações específicas dos equipamentos infectados. A funcionalidade do Trojan bancário Gauss tem características únicas que não se encontram em nenhuma outra ciber-arma descoberta anteriormente.

O Gauss foi descoberto em uma investigação iniciada pela agência das Nações Unidas para a Informação e Comunicação Tecnológica (ITU), depois de detectar o Flame. As investigações da ITU querem revelar os riscos das ciber-armas como um componente-chave na guerra contra o terrorismo global. A ITU, aliando-se à experiência da Kaspersky Lab, está tomando decisões importantes para fortalecer a segurança geral através da colaboração ativa com todas as partes envolvidas no processo, tais como governos, setor privado, organizações internacionais e sociedade civil, além dos seus principais parceiros dentro da iniciativa ITU-IMPACT.

Analistas da Kaspersky Lab descobriram o Gauss através da identificação de pontos em comum com outras pragas como o Flame, já que inclui plataformas de arquitetura, estruturas modulares, códigos de base e sistemas de comunicação com os servidores de comando e controle (C&C) similares.

Para mais informações sobre essa nova ameaça, clique aqui.

Se deseja proteger o seu computador pessoal ou a sua empresa contra vírus, malwares e trojans, entre em contato que teremos o maior prazer em atendê-lo.

 

Visite a nossa página no Facebook para concorrer a prêmios e ficar por dentro da Kaspersky!